quarta-feira, 7 de abril de 2010

Dia do Jornalista

Hoje é comemorado o dia de todos os profissionais cuja função é transparecer os fatos para a sociedade. Segundo andei pesquisando, este dia homenageia João Batista Líbero Badaró, jornalista e médico, morto por inimigos políticos em São Paulo no dia 7 de abril de 1830, durante uma passeata de estudantes em comemoração aos ideais libertarios da Revolução Francesa.

Pretendo um dia seguir a carreira. Por mais que alguns a desvalorizem, continuo achando esse universo fantástico.

Como dito, para mim, o jornalista deve transparecer os fatos, e não esconder. Acho que existem pessoas na sociedade que desejam prestar serviço para os demais. Prestar serviço no sentido de atualizar, alertar, conscientizar, informar. Estas pessoas optam pelo jornalismo. Repórteres, editores, fotógrafos, devem fazer seu trabalho de forma imparcial, sem mentiras, sem distorções, sem montagens. Esta é a essência da profissão.

O jornalismo é uma verdadeira fonte de formação de opinião. Com boas ou más intenções, sempre vai alienar a mente do indivíduo. Quem nesse mundo não é alienado? Eu sou um deles. Você também deve ser. As opiniões das pessoas, boa parte, são geradas do jornalismo, seja televisivo, radiofônico, impresso ou digital.

Depois da cassação do diploma, qualquer um que escrever bem, ter uma opinião, falar o que bem quiser, sem ter noção do que seja, pode se rotular de jornalista. Me encaixo nesses quesitos (não sei se escrevo bem, maas...), só que eu não quero me taxar. Quero cursar uma faculdade, aprender com mestres, ouvir a voz de quem tem experiência no ramo, compartilhar o aprendizado. Quero ter o meu diploma e ser mais uma "lamparina", no meio de tantas outras, para iluminar as "coisas" como elas realmente são.

Parabéns à todos os jornalistas do Brasil!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário