segunda-feira, 1 de março de 2010

Olimpíadas de Inverno: Tem gente que pensa que pode ser realizada uma no Brasil

Só fui tomar conhecimento das Olimpíadas de Inverno a partir de 2008, quando a Record começou a divulgar que era detentora das transmissões de Vancouver 2010 e Londres 2012. Sempre acreditava que essa transmissão não iria dar bons resultados, acabei "quebrando a cara", rs. A transmissão dos jogos deram uma audiência significativa para o Canal 7 de São Paulo, chegando a duplicar e até triplicar a audiência em alguns horários. A Record apostou nas fichas certas. A cobertura não foi das piores e também não foi das melhores, mas foi bom para quem não transmitia as olimpíadas desde 1996 em Atlanta-EUA.

A Globo sempre deteve os direitos de transmissão dos jogos de inverno, era como um "adicional" quando adquiria as Olimpíadas de Verão (que até então só conhecíamos essa), mas com receio da reação do público de um país tropical, onde somente pelas "bandas" do extremo sul neva de vez em quando, ela sempre optou por não transmitir na TV aberta. Se deu mal...

Somente nos canais fechados das Organizações Globo era que se podia acompanhar os jogos, mas sabemos que nem todos tem condições de pagar uma TV por assinatura. No GloboEsporte.com, uma tímida cobertura, dá nem gosto acompanhar. Parabéns à Record, parabéns aos jornalistas, aos técnicos, todos que se empenharam para realizar a transmissão. Estou com expectativas elevadas para os próximos eventos, Pan de Guadalajara 2011 e Olimpíadas de Londres 2012. Vai ser esquisito assistir eventos olímpicos em um canal que há décadas era transmitida por outra, mas ao mesmo tempo será "exótico" acompanhar os jogos deste canal que provou que tem o mínimo de condições para exibir.

Não vou negar, gostei do Bobsled, Hóquei no Gelo, Salto de Esqui, Patinação Artística, muito bonito por sinal e o Curling, que até arriscaria praticar, se aqui nevasse, dã, rs. As modalidades são curiosas e interessantes, mas é justamente neste ponto em que quero chegar.

O curling é a "bocha sobre gelo", em que o objetivo é que a pedra pare dentro de um alvo no final da pista - Fonte: R7.com; Foto: Divulgação/Vancouver2010.com

A Record acha que pelo fato de que parte dos brasileiros se encantaram com os jogos de inverno, podem aderir algumas modalidades ou tornar mania nacional. Esportes assim só poderão ser praticados aqui no Brasil em locais fechados e refrigerados, logicamente. Acho que não vai passar disso, um encanto. Os esportes influenciam muito as crianças e jovens. Eu faço a seguinte comparação: uma criança da periferia e uma criança rica. A criança da periferia assistindo os jogos de inverno pode até, no máximo, despertar curiosidade daquilo, mas praticar aquela modalidade será inviável. Não tem como praticar se não tem gelo. Já a criança rica, assistindo a transmissão, se os pais possuírem de uma excelente condição financeira, pode pedir para viajar para um lugar que tenha gelo, começar a dar os primeiros passos em um esporte de inverno e ,se quiser, quando mais jovem, pode bancar uma moradia neste lugar e se consagrar atleta olímpico, talvez, quem sabe. Lembrando que estas são apenas hipóteses.

Tentar pôr em prática essa ideia no Brasil não vai dar certo. Poucos terão acesso a prática desses esportes. Somos e sempre seremos um país tropical, com predominância do calor em quase todo o ano. Mas tem dias que o calor é forte demais, tá mais do que na hora de cair uma chuvinha, rs.

3 comentários:

  1. ' SERÁH MUITO INTERESSANTE ACONTECER ESSE EVENTO NO BRASIL, AS VEZES O ACESSO DOS DEF. PODEM ATÉ SER DIFICIL NO INICIO, MAS COM AJUDAS E PATROCINIOS PODE SE DESENVOLVER E TER UMA BOA REPERCUSAÕ _ parabeens pelo Blog :] abraçoo!!!

    ResponderExcluir
  2. Acompanhei sempre que pude e realmente gostei das Olimpíadas de Inverno. Gostei principalmente do Curling e do Snowboard. Sobre essa parada de ter os esportes aqui, só digo uma coisa: Utopia.

    ResponderExcluir
  3. 'FELIIZ NIVERSARIOO amigoo!!! Tudo de boom p/vc. Muitas Felicidadees sempree...Vc merecee tudo de bom!!! Um grandee abraçoo!!! xD

    ResponderExcluir