terça-feira, 16 de março de 2010

Quanto vale a fé?

Ultimamente tenho visto um verdadeiro programa de tele-vendas em canais religiosos. Vou citar a Igreja Mundial como exemplo. Sabemos que as madrugadas estão dominadas por pastores na televisão. Você muda de canal e vê um pastor pregando, no outro passa algum filme repetido, adiante mais outro pastor, e por aí vai. Mas uma coisa me chamou e muito a minha atenção.



Um cajado de plástico com um óleo, ou azeite, sei lá o que é aquilo, inserido, é prometido com uma benção. Para adquirir esse cajado (que na fábrica deve custar 10 vezes menos) a pessoa terá que desembolsar nada menos do que R$100,00.

Aí eu fico pensando: nos dias de hoje, a fé está sendo comercializada. Ora, se estão ofertando um cajado de plástico com óleo de cozinha prometendo milagres, eu posso pegar uma pedra, dizer que esta tem o poder de curar o câncer e cobrar o valor que eu quero. A pessoa pode receber alguma cura, ou benção com essa pedra? Talvez, mesmo sendo muito improvável. Mas não foi a pedra, e sim a fé daquela pessoa que possibilitou esta conquista. Os próprios pastores evangélicos pregam muito isso. Tem que ter fé.

Mas uma coisa é você receber alguma benção diretamente da fé do que depositar fé em um objeto e ainda ter que pagar por isso.

Exemplo: se alguém pretende buscar um emprego, mas vê que a coisa está difícil, recorre a alguma igreja e lá dizem que somente com a "garrafa sagrada" você terá o que procura, mas terá que pagar uma quantia por isso. A pessoa paga, leva a garrafa para casa, e no outro dia ela consegue seu tão querido emprego. Agora, foi a garrafa que trouxe o emprego? Uma garrafa tem todo esse poder? Claro que não! Foi a confiança dessa pessoa que proporcionou a sua conquista. Se quisesse, esta pegaria qualquer coisa, depositaria fé nela e mesmo assim poderia obter o que queria. Sem precisar pagar absolutamente nada. Quem não captou a mensagem favor comentar logo abaixo, rs.

Na minha concepção, isso é comercializar a fé alheia. Normal para uma igreja que é comandada por um ex pastor da IURD. Pastor este que também acusa o líder de sua concorrente de vários crimes. Aprendeu muito, hein?

Toalhinhas, bálsamo, chaves, cajados...será que tudo isso tem poder? Pode até ter. Mas é o que eu estou dizendo: é a fé que é depositada nesses objetos que pode trazer a benção. São objetos inanimados, sem nenhum poder de cura, que são oferecidos a preços exorbitantes. Dizem que ninguém é obrigado a adquirir estes objetos. Mas sempre conseguem convencer. Com a lábia.

Podem até achar que eu persigo os evangélicos. Não é isso. Apenas condeno estas práticas impostas pelos líderes evangélicos. Gosto de observar certas coisas com bastante atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário