quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Conceito de busologia

Eu tinha por volta de dois ou três anos de idade quando meus pais começaram a passear comigo em uma pracinha que fica em uma avenida movimentada próximo de casa. E nessa avenida passam algumas linhas de ônibus. E durante aquela volta na praça, segurando a mão da minha mãe ou do meu pai, passava por mim vários e vários ônibus. Caio Vitória, Busscar Urbanus I, Urbanus II, Padron Cidade, Alpha, Torino GV das mais variadas empresas e dos mais variados chassis (B58, OF 1620, OF1318...). CTC, Brasília, Aparecida, Angelim, Salete, Bons Amigos, e outras empresas que hoje estão fora de operação mas que nunca saíram da minha mente e de várias outras pessoas. Chegava em casa, pegava uma caixa de pasta de dente, pintava a caixa e começava a brincar pela casa. Logo depois apareceram meus primeiros ônibus em miniatura. Só que a maioria era uma réplica dos ônibus estrangeiros, mas eu sempre dava um jeito de tentar transformá-lo em um ônibus nacional. Durante toda minha infância, até os meus 11 anos, eu admirava ônibus, mas sem compartilhar este prazer com alguém.

Em 2006 comecei a participar do orkut. Em um certo dia, fui atrás de pesquisar uma comunidade de uma empresa de ônibus, no caso a Via Urbana, até que achei comunidades relacionadas e vi que haviam pessoas que compartilhavam informações sobre ônibus. Comecei a ver desenhos, passei a ir atrás de sites a procura de desenhos de ônibus e descobri o termo "busólogo". Já de cara gostei do nome. E isso foi me fascinando a cada dia que passava e comecei a ver que eu não era o único nesse mundo! Passei a interagir com os busólogos daqui de Fortaleza, na qual comecei a formar uma grande amizade entre três deles, tenho muita consideração por eles, mesmo. Creio que a maioria que estejam lendo este blog tenha noção do que é a busologia, mas para quem não ouviu falar, de uma forma resumida, nós praticamos a busologia como hobbie e estudo dos ônibus em geral. Fotografamos, colecionamos miniaturas, compartilhamos informações, tudo sobre ônibus.

1º Encontro de Busólogos do Ceará - Expresso Guanabara 26/09/2009

É notável que a busologia se expandiu e atingiu patamares que ninguém jamais imaginou. É como diz aquela frase "A união faz a força". Com essa união, nosso hobbie é reconhecido por algumas pessoas (que ainda está longe da maioria ou totalidade) e até por empresários do setor. A começar, acho que a imprensa é a única arma que temos para divulgar esta paixão. Já assisti várias reportagens e pude perceber que todos nós temos uma peculiaridade: gostamos de ônibus desde criança porque havia uma garagem na frente de casa, ou porque morava de frente para uma avenida movimentada, ou pelo fato de que algum parente trabalhava no ramo e por aí vai. A maioria dos busólogos imaginavam que eram os únicos e que todos tiveram a mesma reação quando descobriram que não estavam sozinhos no mundo.

No entanto, pude perceber com o tempo que este hobbie também pode ser levado a sério. Você tem uma imagem para zelar. E se não tomar cuidado, pessoas mal intencionadas poderão difamar você. Inveja? Não sei. Tentar manter a harmonia também é importante, mas nem sempre se pode contar com a colaboração de alguns. Outro fator que também considero sério é a credibilidade. Alguns busólogos costumam soltar boatos sem fundamento algum para os outros. Isso prejudica a própria pessoa que soltou a conversa e até mesmo, o grupo em que este frequenta pode ser vista pelos demais como um grupo sem credibilidade. Melhor ou maior busólogo: acho isso uma bobagem. Não me considero nem melhor, nem maior, nem nada. O que eu quero mesmo é apenas compartilhar de meu prazer com outros que tenham o mesmo e, posteriormente, fazer novas amizades. Não me igualo nem me superiorizo a ninguém.

O bom mesmo é desfrutar deste hobbie que me apaixona, e a outras pessoas também, a cada dia que passa. De uma forma saudável, sem restrições. Abraço a todos.

2 comentários:

  1. ' esse ramo de colecionadores de materiais relacionado a onibus jáh foi bom. Foi tempo em que conheciamos pessoas disposto a trocar materiais e informações sem disputa, inimizade, falsidade, brigas, rancores, ódio e coisas do genero. Hoje, o hobbie cresce, mais pessoínhas aparecem do nada dizendo qê gostam de onibus e o ódio mortal e a inveja pelo outro aumenta. [FATO]. Quem nunca passou por uma situaçaõ dessa qê citei acima qê atire a primeira pedra. Já foi tempo qê tinhamos o prazer em fotografar ônibus ou até mesmo trocar catas e ou e-mails. Hoje o interesse e egocentrismo é taõ grande qê se torna desgostante esse hobby. Esse hobby se resume numa frase: A LEI DA SELVA. [FATO]! Abração amigo!!!!

    ResponderExcluir
  2. meu nome é ivan quécio moro em fortaleza tenho maior admiração pelo guanabara queria saber se você tem o guanabara em miniatura como posso adquirir um quanto que custa não importa o preço
    meu e-mail é ivanquecio_@hotmail.com

    ResponderExcluir