sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A verdade acima de tudo

Tento ser o mais verdadeiro possível para as pessoas, amigos, parentes, seja quem for. Se por um acaso eu mentir, como toda pessoa, terei um motivo para isso. Ninguém mente sem motivo. Se por um acaso eu mentir é porque algo faz com que a verdade terá que ser dita em uma outra oportunidade que não seja aquela. Mentira tem perna curta e a verdade um dia vai aparecer. Pode demorar dias, meses, anos, séculos, até mesmo depois que você partir para outra, mas ela aparece.

Não sei se até hoje acontece isso mas algumas pessoas que conheço costumam me olhar como um aluno aplicado, estudioso, em outras palavras, me taxam de nerd. Estou longe de receber tal qualidade, rs. Descuidei dos estudos? Não, apenas diminuí o ritmo e de tudo que aprendo, descarto o que não será necessário pra eu levar por toda minha vida. Progressão Aritmética/Geométrica, células, tecido epitelial, tecido disso, tecido daquilo, ácidos, sais, bases, não quero ser químico, nem matemático muito menos pesquisador científico. Gosto de português, um pouco de história, inglês e uma pequena pitada de filosofia.

O que me deixa tranquilo é o fato de que eu tenho excesso de ideias e opiniões. Fui desenvolvendo isso aos poucos, por isso que criei o blog. Não sou totalmente idiota, rs. Sim, assumo que em certos momentos, faço idiotices. Quem nunca fez? Difícil não encontrar alguém.
No colégio respondi a uma pergunta que me inspirou a publicar esta postagem, era a seguinte:

"Imagine a seguinte situação. É dia de prova e da disciplina em que você mais precisa de uma nota boa. Mas nenhuma das questões parece fácil, e a reprovação parece certa. Um colega sentado ao lado percebe a aflição da situação em que você está e copia as respostas num pedaço de papel para passá-lo, disfarçadamente para você. Diante disso, o que você faria?

a) Aceitaria a folha
b) Aceitaria a folha e ainda passaria adiante para outros desesperados
c) Rejeitaria a ajuda do colega e aceitaria a nota ruim
d) Rejeitaria a ajuda do colega e ainda o entregaria ao professor por querer corrompê-lo

Qualquer que tenha sido a resposta, justifique-a agora, sabendo que você é responsável por suas escolhas."

Marquei a alternativa "a" e justifico que seria hipocrisia dizer que não aceitaria a folha. Em uma situação "desesperadora" é claro que aceito a ajuda. Ao aceitar, provo que não estive preparado para fazer a prova e a aprendizagem não se resume apenas em responder a prova. Se aceitei é porque não aprendi, mas posso aprender, com certeza, em outra oportunidade. Todos temos essa capacidade.

Escolha e responsabilidade, gosto de bater nestas teclas. O que sou hoje, o que faço ou o que deixei de fazer partiu exclusivamente das minhas escolhas. E assumo inteiramente toda a responsabilidade. Foi assim que eu quis. Quando chegar a hora do "julgamento", se é que exista, o que fiz de certo ou errado, irei arcar com as consequências. Arrependimento? Pode até ser que sim. Só o tempo dirá.

Verdade acima de tudo! Confesso que levei mais de 40 minutos para fazer este post não tão grande, rs. E também que estava sem tema para abordar, mas a vontade de postar no blog falou mais alto. Fui o mais verdadeiro possível ao expor minha opinião. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário