Mostrando postagens com marcador segurança. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador segurança. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A verdade acima de tudo

Tento ser o mais verdadeiro possível para as pessoas, amigos, parentes, seja quem for. Se por um acaso eu mentir, como toda pessoa, terei um motivo para isso. Ninguém mente sem motivo. Se por um acaso eu mentir é porque algo faz com que a verdade terá que ser dita em uma outra oportunidade que não seja aquela. Mentira tem perna curta e a verdade um dia vai aparecer. Pode demorar dias, meses, anos, séculos, até mesmo depois que você partir para outra, mas ela aparece.

Não sei se até hoje acontece isso mas algumas pessoas que conheço costumam me olhar como um aluno aplicado, estudioso, em outras palavras, me taxam de nerd. Estou longe de receber tal qualidade, rs. Descuidei dos estudos? Não, apenas diminuí o ritmo e de tudo que aprendo, descarto o que não será necessário pra eu levar por toda minha vida. Progressão Aritmética/Geométrica, células, tecido epitelial, tecido disso, tecido daquilo, ácidos, sais, bases, não quero ser químico, nem matemático muito menos pesquisador científico. Gosto de português, um pouco de história, inglês e uma pequena pitada de filosofia.

O que me deixa tranquilo é o fato de que eu tenho excesso de ideias e opiniões. Fui desenvolvendo isso aos poucos, por isso que criei o blog. Não sou totalmente idiota, rs. Sim, assumo que em certos momentos, faço idiotices. Quem nunca fez? Difícil não encontrar alguém.
No colégio respondi a uma pergunta que me inspirou a publicar esta postagem, era a seguinte:

"Imagine a seguinte situação. É dia de prova e da disciplina em que você mais precisa de uma nota boa. Mas nenhuma das questões parece fácil, e a reprovação parece certa. Um colega sentado ao lado percebe a aflição da situação em que você está e copia as respostas num pedaço de papel para passá-lo, disfarçadamente para você. Diante disso, o que você faria?

a) Aceitaria a folha
b) Aceitaria a folha e ainda passaria adiante para outros desesperados
c) Rejeitaria a ajuda do colega e aceitaria a nota ruim
d) Rejeitaria a ajuda do colega e ainda o entregaria ao professor por querer corrompê-lo

Qualquer que tenha sido a resposta, justifique-a agora, sabendo que você é responsável por suas escolhas."

Marquei a alternativa "a" e justifico que seria hipocrisia dizer que não aceitaria a folha. Em uma situação "desesperadora" é claro que aceito a ajuda. Ao aceitar, provo que não estive preparado para fazer a prova e a aprendizagem não se resume apenas em responder a prova. Se aceitei é porque não aprendi, mas posso aprender, com certeza, em outra oportunidade. Todos temos essa capacidade.

Escolha e responsabilidade, gosto de bater nestas teclas. O que sou hoje, o que faço ou o que deixei de fazer partiu exclusivamente das minhas escolhas. E assumo inteiramente toda a responsabilidade. Foi assim que eu quis. Quando chegar a hora do "julgamento", se é que exista, o que fiz de certo ou errado, irei arcar com as consequências. Arrependimento? Pode até ser que sim. Só o tempo dirá.

Verdade acima de tudo! Confesso que levei mais de 40 minutos para fazer este post não tão grande, rs. E também que estava sem tema para abordar, mas a vontade de postar no blog falou mais alto. Fui o mais verdadeiro possível ao expor minha opinião. Até a próxima.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Uma garotinha, um maníaco, e a deficiência da segurança pública.

Nos últimos dias a população fortalezense vem acompanhando o caso que deu início na última quinta-feira, com o rapto de uma garotinha de apenas cinco anos em uma igreja. Seu nome é Alanis Maria. No final de tarde da sexta-feira seu corpo foi encontrado em um matagal, com marcas de violência sexual. Começa então, uma caçada a procura do criminoso. Já no sábado, a noite, uma pessoa é presa acusada de ter cometido o crime. Mas essa mesma pessoa acusa o irmão de ser o verdadeiro assassino. Na terça feira pela manhã, a guarda municipal prende Antônio Carlos dos Santos Xavier, no terminal do Siqueira. Ele foi reconhecido dentro de um ônibus por uma mulher que acionou os guardas. Ele foi levado para a Superintendência da Polícia Civil onde está preso até agora esperando transferência.

Esses fatos todos já sabem, mas fica o clima de revolta e indignação no ar. Como é que pode um selvagem desses, como dito no editorial do telejornal Diário da Manhã do último sábado, cometer crime tão bárbaro que nem o mais selvagem animal cometeria? A revolta aumenta ainda mais quando a Secretaria de Segurança Pública não quer revelar o rosto do assassino. Ainda bem que as emissoras de televisão possuem o seu rosto em seus arquivos. Já passamos a tomar conhecimento. Ele já havia sido preso em 2001 por ter praticado o mesmo crime com as mesmas caracterísitas, só que a vítima sobreviveu, se deu mal. Em 2008 ele conseguiu escapar do xadrez, onde cumpria pena por atentado violento ao pudor, ele permanecia foragido até ontem.

A menina Alanis Maria
Reprodução/Foto: CETV - TV Verdes Mares

Isso nos leva a pensar sobre a fragilidade da Segurança Pública no estado. Este indivíduo estava solto, rodando por aí, rindo da cara da polícia e da lei. Parece que por aqui, o sr. Secretário Roberto Monteiro, só sabe afastar delegados quando os presos denunciam. Quando um acusa o delegado de tortura, na hora ele é afastado. Pra mim bandido é pra ser torturado mesmo. Não tenho pena, é um "encosto" pra sociedade, não serve pra nada. Não é pra ficar passando a mão na cabeça como se fosse uma criança. Direitos humanos uma ova! Na verdade é "Direitos para Vagabundo". Posso estar errado até que me provem o contrário, mas esse secretário não toma medidas eficazes para combater a violência. Ele é ridículo, a começar pelas gravatas-borboleta que ele sempre usa. Um defensor de bandido.

No entanto, é preciso pensar que este não é um caso isolado. Todos os dias, mais e mais crianças são vítimas de maníacos espalhados por aí. Maníacos que estão soltos, nas "barbas" da polícia, fingindo que nada tivesse acontecido. Mas nada é feito para capturar e prendê-los. Nesse país só se tomam medidas para solucionar algum problema depois que algo ruim acontece. Ou até mesmo nada é feito, deixa do jeito que está. A segurança pública é um lixo! Está a mercê dos marginais. O Brasil está sendo comandado por marginais, a começar pela política.