Mostrando postagens com marcador política. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador política. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Uma garotinha, um maníaco, e a deficiência da segurança pública.

Nos últimos dias a população fortalezense vem acompanhando o caso que deu início na última quinta-feira, com o rapto de uma garotinha de apenas cinco anos em uma igreja. Seu nome é Alanis Maria. No final de tarde da sexta-feira seu corpo foi encontrado em um matagal, com marcas de violência sexual. Começa então, uma caçada a procura do criminoso. Já no sábado, a noite, uma pessoa é presa acusada de ter cometido o crime. Mas essa mesma pessoa acusa o irmão de ser o verdadeiro assassino. Na terça feira pela manhã, a guarda municipal prende Antônio Carlos dos Santos Xavier, no terminal do Siqueira. Ele foi reconhecido dentro de um ônibus por uma mulher que acionou os guardas. Ele foi levado para a Superintendência da Polícia Civil onde está preso até agora esperando transferência.

Esses fatos todos já sabem, mas fica o clima de revolta e indignação no ar. Como é que pode um selvagem desses, como dito no editorial do telejornal Diário da Manhã do último sábado, cometer crime tão bárbaro que nem o mais selvagem animal cometeria? A revolta aumenta ainda mais quando a Secretaria de Segurança Pública não quer revelar o rosto do assassino. Ainda bem que as emissoras de televisão possuem o seu rosto em seus arquivos. Já passamos a tomar conhecimento. Ele já havia sido preso em 2001 por ter praticado o mesmo crime com as mesmas caracterísitas, só que a vítima sobreviveu, se deu mal. Em 2008 ele conseguiu escapar do xadrez, onde cumpria pena por atentado violento ao pudor, ele permanecia foragido até ontem.

A menina Alanis Maria
Reprodução/Foto: CETV - TV Verdes Mares

Isso nos leva a pensar sobre a fragilidade da Segurança Pública no estado. Este indivíduo estava solto, rodando por aí, rindo da cara da polícia e da lei. Parece que por aqui, o sr. Secretário Roberto Monteiro, só sabe afastar delegados quando os presos denunciam. Quando um acusa o delegado de tortura, na hora ele é afastado. Pra mim bandido é pra ser torturado mesmo. Não tenho pena, é um "encosto" pra sociedade, não serve pra nada. Não é pra ficar passando a mão na cabeça como se fosse uma criança. Direitos humanos uma ova! Na verdade é "Direitos para Vagabundo". Posso estar errado até que me provem o contrário, mas esse secretário não toma medidas eficazes para combater a violência. Ele é ridículo, a começar pelas gravatas-borboleta que ele sempre usa. Um defensor de bandido.

No entanto, é preciso pensar que este não é um caso isolado. Todos os dias, mais e mais crianças são vítimas de maníacos espalhados por aí. Maníacos que estão soltos, nas "barbas" da polícia, fingindo que nada tivesse acontecido. Mas nada é feito para capturar e prendê-los. Nesse país só se tomam medidas para solucionar algum problema depois que algo ruim acontece. Ou até mesmo nada é feito, deixa do jeito que está. A segurança pública é um lixo! Está a mercê dos marginais. O Brasil está sendo comandado por marginais, a começar pela política.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

No Brasil, será que a vida é mesmo bonita?

Em meio a tanta corrupção, violência, tráfico, desemprego, falta de educação, saneamento, saúde, segurança e vários outros quesitos, ando pensando em como essa vida (principalmente no Brasil) é medíocre. As vezes chego a conclusão de que não vale a pena viver (não estou querendo falar em suicídio). Mas sempre se pode dar um jeito para tudo. Não sou pessimista, muito pelo contrário. Sou realista.

Se você ligar sua televisão em qualquer noticiário, nas primeiras manchetes (policiais), quando pôr a mão na tela, gotas de sangue irão cair de seus dedos. Se estiver sendo veiculado uma reportagem sobre política, ponha a mão no visor e sairá lama, muita lama, ou talvez, uma pizza. Veja só! Que ótimo! A janta está garantida, rs.

Deposito muita pouca fé no futuro. Tanto é que não quero ter filhos. Não quero ver um filho meu em meio a um mundo sangrento, mais quente, mais corrupto, mais desigual e mais desumano. A hora de reverter toda essa situação é AGORA. Vem aí mais uma conferência sobre o clima, dessa vez em Copenhague. Espero que sejam adotadas medidas favoráveis para a diminuição do aquecimento global. Vem aí mais uma eleição. Espero que saibam escolher o CERTO candidato. Mas se tratando de política...só com milagre. Também fico na expectativa de leis mais severas no código penal. Para acabar de vez com a impunidade. É um dos fatores desse crescimento absurdo da violência nesse país. Urgentemente, esse quadro tem que se reverter.

Tudo o que está acontecendo agora no Brasil me faz lembrar de duas musiquinhas: "O que é, o que é?" e "Sou brasileiro", aquela do: "Eu, sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor".

Letra: O que é, o que é? - Gonzaguinha

Eu fico com a pureza das respostas das crianças:
É a vida! É bonita e é bonita!
Viver e não ter a vergonha de ser feliz,
Cantar,
A beleza de ser um eterno aprendiz
Eu sei
Que a vida devia ser bem melhor e será,
Mas isso não impede que eu repita:
É bonita, é bonita e é bonita!
E a vida? E a vida o que é, diga lá, meu irmão?
Ela é a batida de um coração?
Ela é uma doce ilusão?
Mas e a vida? Ela é maravilha ou é sofrimento?
Ela é alegria ou lamento?
O que é? O que é, meu irmão?
Há quem fale que a vida da gente é um nada no mundo,
É uma gota, é um tempo
Que nem dá um segundo,
Há quem fale que é um divino mistério profundo,
É o sopro do criador numa atitude repleta de amor.
Você diz que é luta e prazer,
Ele diz que a vida é viver,
Ela diz que melhor é morrer
Pois amada não é, e o verbo é sofrer.
Eu só sei que confio na moça
E na moça eu ponho a força da fé,
Somos nós que fazemos a vida
Como der, ou puder, ou quiser,
Sempre desejada por mais que esteja errada,
Ninguém quer a morte, só saúde e sorte,
E a pergunta roda, e a cabeça agita.
Fico com a pureza das respostas das crianças:
É a vida! É bonita e é bonita!
É a vida! É bonita e é bonita!

Letra: Sou Brasileiro - Banda Bicho do Mato

Eu sou soteropolitano da gema
Sou brasileiro, que emoção!
A Paraíba é o meu coração
Pernambuco é a minha paixão

No Ceará já passei por lá
O meu sertão foi que me fez cantar

Em alagoas não tem brincadeira
Avisa a Sergipe que eu tô mandando madeira

Em Alagoas não tem brincadeira
Avisa a Sergipe que eu tô mandando madeira

Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor...
Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor...

Quem ta feliz grita...
Quem ta feliz grita...
Quem ta feliz grita ah ah ah ah ah

Na minha opinião, nos dias atuais, não faz sentido executar essas músicas. Do jeito que está, ler ou ouvi-las, nos levam a acreditar em uma hipocrisia e falso otimismo, que não corresponde a realidade de hoje. Na música de Gonzaguinha, um questionário é feito para quem a ouve. Irei responder no meu ponto de vista:

"E a vida? E a vida o que é, diga lá, meu irmão?
Ela é a batida de um coração?
Ela é uma doce ilusão?
Mas e a vida? Ela é maravilha ou sofrimento?
Ela é alegria ou lamento?"

-Uma tristeza
-Não. Se fosse teria parado de bater há muito tempo.
-Não. Uma amarga realidade.
-Alternativa nº 2
-Preciso responder?

A letra também diz que "[...] não devemos ter vergonha de ser feliz". O que acontece é que ninguém tem vergonha. Mas muito medo. Outro trecho: "Que a vida devia ser bem melhor e será". Falou quase tudo. Deveria e deve ser.

Já a letra "Sou Brasileiro" consegue ser pior do que essa. O refrão "Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor" é a coisa mais mentirosa que já ouvi. Quem é que vai ter orgulho com tanta roubalheira em Brasília? Com tanto tiroteio e comercialização de drogas no Rio? Com tanta gente desempregada? Com tantas crianças fora da escola? Com vários outros fatores que, se listá-los aqui, me daria calos nos dedos? Veja como nos vêem no exterior. Que diga Robin Williams. Não achei a piada dele de mau gosto e nem achei engraçada, acho que reflete a realidade do país. Reforço que não sou pessimista, mas como todo brasileiro, apesar de minha pouca fé, ainda resta esperanças de dias melhores para nossa pátria. Afinal, ela é a última que morre.

Até a próxima.