Mostrando postagens com marcador televisão. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador televisão. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 2 de abril de 2010

A arte de fazer televisão aliado ao humor

Para quem gosta e entende, nem que seja o básico, da televisão brasileira, está de volta uma das emissoras fictícias de maior sucesso no YouTube. A Salt Cover.


A logomarca lembra o famoso Pac-man, não faço ideia do motivo. Não sei ao certo o que quer dizer "Salt Cover". Literalmente traduzido: "Cover Salgado" ou "Imitação Salgada".Vai entender.

Criado por Igor C. Barros, consiste basicamente em parodiar as emissoras de televisão do país, principalmente a Globo, e fazer disso uma nova forma de humor. Passei a acompanhar os vídeos da Cover a partir de 2007. Os primeiros que vi foram sátiras de encerramentos da programação da Globo, onde anunciava a do dia seguinte parodiando diversas atrações de outras emissoras também. Para quem quiser conferir:


Em 2008, devido a problemas de direitos autorais, Igor C. Barros decide abandonar o YouTube e migra para o Dailymotion, outro site de compartilhamento de vídeos. Mas depois de um tempo, quase não se via novos vídeos da Cover. Pelo que parece, Igor não tinha mais tempo para continuar com o projeto. Os blogs que ele mantém "Tinha que ser o Chaves" e outro que leva seu nome continuavam na ativa.



Quase dois anos depois, ela volta com força total. No dia de ontem, a Cover retorna as atividades:


Acho que não é para qualquer um. Exige muita criatividade da pessoa. E o resultado sai muito bem feito. Creio que estas sátiras não sejam para denegrir a imagem das emissoras, pelo contrário. Valorizam o trabalho delas, recebem importância e crédito. Existem outros vídeos da Salt Cover com ótimas paródias. Muito bom. Para quem curte televisão e que também gosta de bom humor, recomendo!

http://www.youtube.com/user/tvsaltcover

terça-feira, 16 de março de 2010

Quanto vale a fé?

Ultimamente tenho visto um verdadeiro programa de tele-vendas em canais religiosos. Vou citar a Igreja Mundial como exemplo. Sabemos que as madrugadas estão dominadas por pastores na televisão. Você muda de canal e vê um pastor pregando, no outro passa algum filme repetido, adiante mais outro pastor, e por aí vai. Mas uma coisa me chamou e muito a minha atenção.



Um cajado de plástico com um óleo, ou azeite, sei lá o que é aquilo, inserido, é prometido com uma benção. Para adquirir esse cajado (que na fábrica deve custar 10 vezes menos) a pessoa terá que desembolsar nada menos do que R$100,00.

Aí eu fico pensando: nos dias de hoje, a fé está sendo comercializada. Ora, se estão ofertando um cajado de plástico com óleo de cozinha prometendo milagres, eu posso pegar uma pedra, dizer que esta tem o poder de curar o câncer e cobrar o valor que eu quero. A pessoa pode receber alguma cura, ou benção com essa pedra? Talvez, mesmo sendo muito improvável. Mas não foi a pedra, e sim a fé daquela pessoa que possibilitou esta conquista. Os próprios pastores evangélicos pregam muito isso. Tem que ter fé.

Mas uma coisa é você receber alguma benção diretamente da fé do que depositar fé em um objeto e ainda ter que pagar por isso.

Exemplo: se alguém pretende buscar um emprego, mas vê que a coisa está difícil, recorre a alguma igreja e lá dizem que somente com a "garrafa sagrada" você terá o que procura, mas terá que pagar uma quantia por isso. A pessoa paga, leva a garrafa para casa, e no outro dia ela consegue seu tão querido emprego. Agora, foi a garrafa que trouxe o emprego? Uma garrafa tem todo esse poder? Claro que não! Foi a confiança dessa pessoa que proporcionou a sua conquista. Se quisesse, esta pegaria qualquer coisa, depositaria fé nela e mesmo assim poderia obter o que queria. Sem precisar pagar absolutamente nada. Quem não captou a mensagem favor comentar logo abaixo, rs.

Na minha concepção, isso é comercializar a fé alheia. Normal para uma igreja que é comandada por um ex pastor da IURD. Pastor este que também acusa o líder de sua concorrente de vários crimes. Aprendeu muito, hein?

Toalhinhas, bálsamo, chaves, cajados...será que tudo isso tem poder? Pode até ter. Mas é o que eu estou dizendo: é a fé que é depositada nesses objetos que pode trazer a benção. São objetos inanimados, sem nenhum poder de cura, que são oferecidos a preços exorbitantes. Dizem que ninguém é obrigado a adquirir estes objetos. Mas sempre conseguem convencer. Com a lábia.

Podem até achar que eu persigo os evangélicos. Não é isso. Apenas condeno estas práticas impostas pelos líderes evangélicos. Gosto de observar certas coisas com bastante atenção.

domingo, 29 de novembro de 2009

Tudo por audiência.

Lendo alguns portais de notícias, me deparei com a seguinte no R7 (um dos instrumentos de defesa da Universal): "Joana Prado demite assessora por não barrar imagens de Feiticeira".
Resumindo de um modo geral a Feticei...ops! Quero dizer Joana Prado demitiu a sua assessoria por autorizar que o programa vespertino do João Inácio na TV Diário exbisse imagens de seu passado. Na hora da entrevista Joana começou a chorar ao ver as imagens, disse poucas e boas, e ameaçou abandonar o palco. Depois de muita insistência ela continuou. A entrevista foi gravada e editada, sem o escândalo, claro. Hoje ela e seu marido Vitor Belfort se converteram e se dedicam a família, renegando o passado.
Isso me leva a pensar o que as pessoas são capazes de fazer para conseguir desesperadamente uma grande audiência. A TV Diário é prova disso. Grande parte dos programas de sua linha de shows são sensacionalistas, policiarescos, medíocres. E imaginar que antes defendia ela, meu Deus. Quem assistir aos programas do João Inácio Jr (ele era âncora de um telejornal da afiliada da Globo no Ceará) e Ênio Carlos verão que não há muita diferença (ou nem sequer há diferença) entre eles. Sempre ao lado do apresentador ficam as assistentes de palco, algumas esbanjam beleza, outras, nem tanto. Se você ver os destaques dos programas, verão que são totalmente sensacionalistas, tal como: " Veja a seguir se fulaninha morreu em um grave acidente!". E você espera, espera, espera, fica dando audiência para aquela "patifaria" e quando acaba o programa, por falta de tempo, a matéria não é exibida, sendo prometida para ser apresentada no próximo programa, e você lá com cara de bobo (falo isso por experiência propria). Ou que tal essa? " Saiba em instantes: O tamanho dos pênis dos famosos!". Veja o nivel do programa. Em pleno horário de almoço, os telespectadores (ou alguns) poderão saber sobre essa notícia de suma importância para ela. Que beleza!
Esses são um dos artifícios que esses dois programas da Televisão Diário utiliza para conseguir a tão sonhada audiência. E por incrível que pareça, esses programas dão audiência (se não dessem estariam fora do ar, né?). As vezes me leva a pensar que os mortais que assistem a isso, nada mais são do que ignorantes. Mas existem programas bons nessa casa, em outro post relato quais . E pensar também que um dos motivos para a Globo ter mandado o Sistema Verdes Mares tirar o sinal da Diário na parabólica se deve ao crescimento de audiência. Daqui a um dia poderemos saber qual o tamanho dos pênis dos atores da "Vênus Platinada" no Faustão, rs.