Mostrando postagens com marcador luto. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador luto. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 12 de março de 2010

Os quadrinhos estão de luto. E a violência, banalizada.

Acordei, fui ao banheiro, me sentei no sofá, fui para o computador, acessei os portais de notícias e para começar muito bem o dia, vejo uma notícia que me deixou chocado.


Glauco, um dos maiores cartunistas do país, foi assassinado covardemente nesta madrugada. Também não perdoaram a vida de seu filho, Raoni, de 25 anos.

Com as últimas informações divulgadas ao decorrer do dia, não foram assaltantes que levaram a vida do cartunista e de seu filho. Foi alguém pior. Uma pessoa fraca. Que não conseguiu controlar seus próprios sentimentos. Se deixou levar pela loucura. Mesmo assim o que aconteceu continua sendo um motivo banal, torpe. Na verdade, ainda há controvérsias sobre o crime. O suspeito é conhecido da família, frequentava a igreja que Glauco foi um dos fundadores, a Céu de Maria. Acredita ser Jesus Cristo. É estudante, tem 24 anos, e está sendo procurado pela polícia até agora. Acho que já está bom. Chega de falar sobre o doente. O fato é que foi uma perda irreparável para o mundo dos quadrinhos. Admirava, e ainda admiro, seu trabalho.



Por volta dos meus 9 anos, eu revirava as revistas do meu pai e entre as edições das revistas de games, MAD, Chiclete com Banana, encontrei a do Geraldão, criado por Glauco. Li todas as que encontrei. Não entendia muita coisa, claro. As histórias são carregadas com uma forte e notável conotação sexual. Me despertou e muito a minha curiosidade na época. Nos livros de colégio, já vi algumas charges feitas por ele. Era um humor muito ácido, inteligente, mostrava a realidade na sua visão.

Laerte, Angeli e Glauco, para mim, os três maiores cartunistas do país. Agora só resta dois. Como disse o editor do Universo HQ, Sydney Gusman: "Glauco Villas Boas deixará uma lacuna que dificilmente será preenchida". Sem dúvidas, ele se imortalizou. Vão com Deus!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Uma voz que se calou

Em minha casa, todos sabem que gosto de televisão. Assim que acordei, passei pela sala, e me disseram que o Lombardi havia morrido. Como se tratava de uma pessoa muito conhecida (apesar de que grande parte das pessoas nunca viram seu rosto) tratei de ir atrás de informações nos portais de notícias. O célebre locutor do SBT foi encontrado morto por sua esposa quando iria acordá-lo para mais um dia de trabalho. Ele deixa a esposa, um filho e três netos. Todos na emissora estão de luto. O velório está aberto ao público na Câmara Muncipal de Santo André (cidade onde morava) . O encerramento está programado para as 10h desta quinta, horário em que o corpo será sepultado. Silvio Santos, Carlos Massa (Ratinho) , Celso Portiolli, funcionários do SBT, entre outros políticos passaram para dar o último adeus.



Na minha opinião, desde a saída do Gugu, o processo de "descaracterização" do SBT já começou. Lombardi nos deixa aos 69 anos. Será quase que irreconhecível os domingos sem ouvir sua voz nos programas apresentados por Silvio Santos. Quem será que irá substituí-lo nas chamadas da Tele Sena? Eu tenho um palpite. Talvez o locutor padrão da emissora paulista. Mas vai demorar para que nos acostumemos. As vezes fico pensando quando chegar a hora do (apesar de que está ficando gagá) "Homem do Baú". A descaracterização do SBT estará completa. Os domingos não serão mais os mesmos. Cogita-se como sucessor, Celso Portiolli. Realmente ele é um apresentador carismático, divertido, agradável vê-lo apresentar. Mas não chegará aos pés de seu patrão.


No Twitter, famosos lamentam a perda do locutor.

"Lombardi fez história. Seria não apenas mesquinho, mas antijornalístico ignorar a morte de personagem tão particular da TV brasileira." - William Bonner

"O locutor mais famoso do Brasil nos deixou: Lombardi. Minhas sinceras condolências ao Silvio Santos, familiares e amigos!" - Wellington Muniz (Ceará)

"O país inteiro está triste... o Lombardi é mitologico, ele é a voz que, praticamente, todo mundo imita e conhece!" - Rodrigo Scarpa (Vesgo)

"Morreu Lombardi. Perdemos um ícone da TV e Silvio Santos perdeu sua voz." - Maurício Ricardo (Charges.com.br)

"Triste. Perdi um grande amigo. Pessoa digna e de uma extrema bondade. Sempre me ajudou. Vai com Deus AMIGO." - Celso Portiolli

Lombardi deixou um legado de 40 anos como locutor de Silvio Santos. Sem dúvida irá fazer falta.

(Atualizado as 22:35)