Mostrando postagens com marcador fatos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador fatos. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Dia do Jornalista

Hoje é comemorado o dia de todos os profissionais cuja função é transparecer os fatos para a sociedade. Segundo andei pesquisando, este dia homenageia João Batista Líbero Badaró, jornalista e médico, morto por inimigos políticos em São Paulo no dia 7 de abril de 1830, durante uma passeata de estudantes em comemoração aos ideais libertarios da Revolução Francesa.

Pretendo um dia seguir a carreira. Por mais que alguns a desvalorizem, continuo achando esse universo fantástico.

Como dito, para mim, o jornalista deve transparecer os fatos, e não esconder. Acho que existem pessoas na sociedade que desejam prestar serviço para os demais. Prestar serviço no sentido de atualizar, alertar, conscientizar, informar. Estas pessoas optam pelo jornalismo. Repórteres, editores, fotógrafos, devem fazer seu trabalho de forma imparcial, sem mentiras, sem distorções, sem montagens. Esta é a essência da profissão.

O jornalismo é uma verdadeira fonte de formação de opinião. Com boas ou más intenções, sempre vai alienar a mente do indivíduo. Quem nesse mundo não é alienado? Eu sou um deles. Você também deve ser. As opiniões das pessoas, boa parte, são geradas do jornalismo, seja televisivo, radiofônico, impresso ou digital.

Depois da cassação do diploma, qualquer um que escrever bem, ter uma opinião, falar o que bem quiser, sem ter noção do que seja, pode se rotular de jornalista. Me encaixo nesses quesitos (não sei se escrevo bem, maas...), só que eu não quero me taxar. Quero cursar uma faculdade, aprender com mestres, ouvir a voz de quem tem experiência no ramo, compartilhar o aprendizado. Quero ter o meu diploma e ser mais uma "lamparina", no meio de tantas outras, para iluminar as "coisas" como elas realmente são.

Parabéns à todos os jornalistas do Brasil!!

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Fatos de primeiro de abril

Alguns fatos que gostaria de presenciar nesse dia:

- Osama Bin Laden é finalmente capturado.

- Irã cancela o plano nuclear.

- Barack Obama manda retirar todas as tropas em territórios ocupados pelos Estados Unidos.

- Uma bomba cai no Senado Federal. Somente os de boa índole se salvam.

- O índice de desemprego no Brasil cai para zero.

- O número de brasileiros que deixaram de morar nas ruas e favelas quase que quadruplica nos últimos anos.

- A criminalidade foi extirpada do país e nos outros países também.

- A redução da maioridade penal cai de 18 para 16 anos.

- Torcedores rivais cultivam a paz nos estádios de futebol.

- É decretado o fim do preconceito. De todas as formas possíveis. Todos juntos se reúnem em uma caminhada pela harmonia e respeito nas principais cidades.

- O Brasil atinge a meta de 100% de pessoas alfabetizadas.

- O ensino público no país nunca melhorou tanto.

- A paz prevalece em todo o mundo.

- Entre outras notícias, muitas, inúmeras, que gostaríamos de ver no dia de hoje. Se não fosse por um detalhe...

...hoje é primeiro de Abril.

Mas, sem nunca perder a esperança de dias melhores.